domingo, 19 de julho de 2015

Haematopota sp. /carvalhal

Não coloquei ocelligera no título referente à espécie porque mesmo que até seja, estou sempre com um pé atrás no que toca a nomes científicos de invertebrados portugueses, se bem que o conhecimento neste campo aumenta a cada dia que passa bem como os registos fotográficos, vão-se tornando cada vez mais abundantes e banais, mas em todo o caso, informação fidedigna e completa não é fácil de encontrar na net, está muito fragmentada, e este nome tive que vasculhar no portal Naturdata, que não é fácil para quem não estiver no mínimo familiarizado com as diferentes espécies (que são imensas) e formatos das mesmas.
Este magnífico díptero que encontrei nas Viola sp. na margem de um curso de água de encosta em Aboim, Fafe, no seio de um amplo carvalhal jovem e denso (de notar que este foi cortado à alguns meses para lenha e carvão, uma prática comum nesta região).
 Curiosos são os seus globos oculares raiados, prontos para a "party" evidenciando o carácter excêntrico e modelador da natureza, mas se ainda assim não convencer a maioria das pessoas a gostar e a querer conhecer estes espantosos insetos eu de futuro publico mais imagens, e de certo o farei, ai não esperem pela demora!


Haematopota sp.    7-8-2009 

Enviar um comentário